Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto Espera Feliz + Verde

Projeto Espera Feliz + Verde

por Câmara Municipal publicado 10/08/2017 12h55, última modificação 10/08/2017 12h55
Secretário de Meio Ambiente apresenta políticas de desenvolvimento ambiental na zona rural e conversa com vereadores sobre metas e projetos ambientais.

 

verde.jpg


O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Wagner Villa Verde, ocupou o horário da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Espera Feliz, na Sessão Ordinária de quarta-feira, 02 de Agosto, para falar sobre o Projeto "Espera Feliz + Verde" que está sendo implantado atualmente nas escolas municipais da zona rural.

De acordo com o Secretário, o município de Espera Feliz tem capacidade para crescimento de políticas públicas voltadas para o meio ambiente e aprimoramento ecológico, pois apresenta uma educação municipal bem estruturada, com professores cada vez mais conscientes da importância de se trabalhar educação ambiental dentro das disciplinas de base, o que facilita a penetração dentro das escolas.

A primeira fase do "Projeto Espera Feliz + Verde" abrange os alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental com dinâmicas e palestras sobre conscientização ambiental, tendo uma agenda anual de atividade com aulas mensais proferidas pelo próprio secretário de meio ambiente. Os principais temas  que serão abordado são: água, resíduos sólidos e agrotóxicos, associados à conceitos baseados nos três Rs: reutilizar, reduzir e reciclar, ensinando os alunos como pequenas ações podem beneficiar o meio ambiente, formando uma sociedade mais sustentável e corporativa.

A segunda fase do projeto consiste em ampliar atuação de programas que atendam às necessidades de tratamento sanitário e abastecimento de água na zona rural e viabilizar a coleta seletiva e a criação de cooperativas de coletores e recicladores com apoio das instituições públicas.

Estão sendo construídas fossas ecológicas, que permitem o tratamento da água. As fossas são feitas com pneus, brita, sacos e terra, e, logo após, serão feitas hortas para que o processo de tratamento seja natural, objetivando, assim, acabar de vez com a prática de jogar os rejeitos nos córregos e rios, tratando o esgoto com bons exemplos. 

A terceira fase e também fase a avaliativa, será feita através da divulgação dos resultados obtidos e demonstração para a população de toda a evolução do trabalho, avaliando o que melhorou no município e o que ainda precisa melhorar.

Wagner frisou a importância do Legislativo nesse processo, principalmente no que diz respeito ao estudo e aprovação da Lei Municipal que direciona recursos da União, como o ICMS ecológico, permitindo a execução de projetos pela Secretaria de Meio Ambiente.

Os vereadores colocaram-se à disposição para realizar os estudos necessários no âmbito legislativo e, ainda, abordaram a questão do lixo urbano, a necessidade de investimento em material de proteção para os coletores de lixo; investimento e melhoramento do aterro sanitário, entre outros. 

Para assistir a íntegra dos debates em torno do meio ambiente acesse o link da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=qQaaxFso7wo

DSCN6135.jpg

Secretário Municipal de Meio Ambiente, Wagner Villa de Moraes apresentando o Projeto Espera Feliz + Verde. 

 

DSCN6130.jpg

Vereadores abordando questões importantes, como a coleta de lixo e aterro sanitário no município. 

Pesquisa de Opinião

Gostou do novo portal?

Sim
Não
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 171